terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fique alerta!

Eu não acredito em bandas de rock que se dizem evangélicas. Não que eu tenha algo contra o rock, gosto do estilo até por demais, mas creio que se levado em consideração a sonoridade, o objetivo da música que supostamente é consagrada a Deus vai para as cucúias! Da mesma forma como não acredito em forró, funk, sertanejo, balada nem nada que tenha a terminação “gospel”. Ou é seguido à risca o que está em Romanos 12:2, ou simplesmente, no preto no branco, sequer passou-se pela tangente do que é louvar e engrandecer o nome de Deus por meio da música, que por acaso é criação Dele!

Assim como todas as demais coisas que se remetam ao Reino dos Céus, com a música não seria diferente. Deus quer exclusividade em tudo que você fizer, com a música não será diferente. Tá achando difícil? Na boa, você nem chegou perto do sentido real de dificuldade! Tem um hino do Ministério de Louvor Koinonya, que diz assim:
Se eu quiser adorar a Deus
Tenho que entender Seu Filho
Se eu quiser adorar a Deus
Tenho que ouvir o Espírito, e obedecer
; e aí, você está disposto?
Eu não credito em pessoas que dizem “já fui evangélico”. Em primeiro lugar a expressão “sou evangélico” é errada! Não existe esse negócio de “evangélico”, isso é um baita de um neologismo que acabou virando moda e agora chacota. Pois então vamos às conjunturas: de acordo com o Minidicionário Bíblico da editora Difusão Cultural do Livro que tenho, a palavra “evangelho” vem do grego ευαγγέλιον (euangelion), que em sua literal e óbvia tradução significa “boas novas” ou “boa mensagem”. Portanto, fica claro que se uma pessoa disser ser evangélico esta não irá caber na postura que ela carrega na vida!

A meu ver, o correto seria usar a expressão “sou protestante”, pois de acordo com o viés histórico o protestantismo surgiu com os reformadores da Igreja Católica quando estes se sentiram desejosos em retornar ao “primeiro amor”, o mesmo que Cristo nos convida dia após dia a aceitar e experimentar, ou seja, Ele mesmo! (Leia Apocalipse 2:4-5 e entenda). Daí, usar a nomenclatura protestante tem um peso a mais por se tratar não só de conduta de fé e prática, mas também de respeito às Santas Escrituras, além da pessoa de Deus por meio de Cristo e do testemunho que você, crente, tem como dever de dar durante todo os dias da sua vida.

Ademais, uma pessoa que experimenta “a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2), não vai abrir mão de tamanho presente assim nem mais nem menos, tampouco pelo maior motivo do mundo que exista. No fim das contas, o que nos afasta do Pai são os pecados da vaidade e orgulho. Lembre-se do que está em 2° Coríntios 5:17 e você entenderá o plano de Deus para a sua vida.

Em todo caso, fique esperto e atente ao que vou te dizer agora: Ande dia e noite sem parar, pois o andar do cristão deve estar de admiração pelo Senhor e de temor de Deus. Como? Muito simples! Uma coisa que o ser humano adora usar são disfarces. Parece que ele não se contenta em ter uma forma que logo abusa e procura outra, e assim segue o ciclo vicioso. Sabe o que eu quero dizer com isso? Não importa o quanto você tente adaptar as coisas do Reino de Deus na sua vida porque elas não irão assumir a forma que você quer!

Lá no evangelho de Mateus, capítulo 5 versículo 37, o evangelista escreve assim: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”. Tiago, meio irmão do Cristo vai mais além e escreve em sua carta o seguinte: “Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação” (Tiago 5:12). Eu gosto das coisas que Tiago escreve porque ele é curto e grosso, vai ao âmago das possíveis desculpas esfarrapas que eu e você insistimos em ter ali, na ponta da língua.

Eu não acredito que uma pessoa consiga preferir crer em qualquer coisa que não seja Naquele que deu a própria vida em meu e seu favor. Precisamos entender e aprender a andar como sábios, siga o exemplo de como está escrito em Provérbios 1:10 e 15; 4:14; 13:20 quando afirma: “Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda! [...] Meu filho, não vá pela vereda dessa gente! Afaste os pés do caminho que eles seguem [...]. Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus. [...] Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal”. Isso quer dizer que Deus está desejando algo de ruim a mim e você, não! É simplesmente a lógica da ação-reação e causa-efeito. Olha como a Bíblia é prática?! Por isso que eu sempre digo, “a gente gosta de complicar o que não é complicado”.

Uma vez ganhei um estudo e achei interessantíssima a seguinte expressão, resolvi transcrever na íntegra para você que me lê:
Talvez a melhor pergunta que você deva fazer a você mesmo seja a seguinte: ‘Quais são meus amigos mais sábios e mais maduros?’ Assim que você decidir quem são eles, faça um esforço para passar algum tempo com eles. Observe-os, ouça-os e permita que o conhecimento e a percepção maduros contagiem você”.
Devemos aproveitar a oportunidade que temos e desfrutar da liberdade e ser aquilo que Deus deseja para nós. A vontade Dele é que nenhum pereça que nenhum caia (o capítulo 3 do evangelho de João explica, leia e medite), por isso, ande em novidade de vida, os tempos estão cada vez mais tensos, as pessoas estão cada vez mais sedentas por algo que as liberte, contudo, estão fatigadas dos trapos de imundice que eu e você temos “proclamado” com o falso testemunho oferecido. Lembre-se que a missão de pregar a toda criatura a mensagem de paz e salvação foi dada a nós como privilégio sendo os anjos os maiores desejosos de fazê-la. Em 1° Pedro 1:12, o apóstolo enfatiza isso com bastante veemência quando escreve: “A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar”. Você consegue entender agora o tamanho da responsabilidade que lhe foi confiada?

Eu não acredito em pessoas que troquem a coroa da salvação por uma fraqueza de momento, fique certo de que para essas coisas todos estamos sujeitos. O apóstolo Paulo tinha algo que ele chamava de “espinho da carne” (espinho este que ninguém sabe), descrito na passagem de 1° Coríntios 9:27, assim: “Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado”. Deus não retirou o espinho de Paulo, pelo contrário, ensinou-o a reconhecer que até mesmo um defeito pode ser usado como qualidade e instrumento para o Reino dos Céus, só depende de você!

Por fim, faço minhas as palavras do Sábio, este que muitos afirmam ser Salomão, mas existem discordâncias quanto a esse detalhe, o qual salienta na passagem bíblica de Eclesiastes capítulo 7, versículos 13 e 14, observe atentamente:
Considere o que Deus fez: Quem pode endireitar o que ele fez torto? Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro”.
E aí, vai continuar perdendo tempo com lorota e deixar de buscar o que está ao seu alcance de forma livre e gratuita enquanto ainda é possível? Achegue-se a Deus logo! Os tempos estão passando depressa e vai chegar um momento em que o momento o qual vivemos será considerado “céu” para o que está por vir, como assim foi profetizado por Jesus no evangelho de Mateus capítulo 24. Fique alerta!

Nenhum comentário: