segunda-feira, 26 de maio de 2008

Ora, pois francamente!

Eu não queria escrever sobre isso, mas algumas coisas têm acontecido, e sem nem mesmo saber muito o porquê, saí escrevendo. Caso deixe de fazer sentido, não relevem, apenas parem de ler.

Milagres existem, mas você precisa deles? Você realmente precisa deles? E se eles realmente existem, porque existem?

Estava eu em mais uma Escola Bíblica Dominical, mais conhecida como EBD, isso mesmo EBD, coisa rara nas igrejas de hoje em dia. Pois é, estava eu lá, debatendo, pensando, confabulando, questionando e é claro, aprendendo, quem disse que crente não é inteligente? Estava eu lá com meus botões espaciais, estudando o evangelho de João, interessante, por não ser sinótico. Mas o que seria isso? Ou seja, ele fala das mesmas coisas que Mateus, Marcos e Lucas, mas com um diferencial, ele não trata os milagres como milagres, trata-os como sinais. Isto por que João queria enfatizar mais o significado que os próprios milagres em si. Daí vieram as minhas indagações sobre a real existência dos milagres, suas utilidades e importâncias.

Pra que milagres? Ora, pois francamente pra que creiamos. Não foi o que Tomé disse ao desacreditar na ressurreição do Cristo? Que só acreditaria se lhe tocasse as feridas, pois isso Jesus permitiu, arrependido, ele acreditou.

Mas calma, não ficaram por aí as minhas indagações. Eu não queria escrever sobre isso, por ser um assunto extenso, e muito detalhado, ainda mais com essa onda de curas e maravilhas, de toque, de óleo, de renovação da fé, etc.

Eu não preciso de milagres para acreditar, assim como você, mas o ser humano é tão pobre de crenças, e quem sabe de acreditar em si mesmo, que precisa a todo o momento se auto afirmar. Repare num casal que diz a todo o momento “Eu te Amo”, nada contra, é legal, gostoso, arrecada paz ao coração, faz sorrir, mas será necessário isso? Nós dizemos para reafirmar algo que já existe e é comprovado. Eu sei que essa comparação foi cachorra, confesso que não pensei em outra coisa, mas puxa, dá um ponto aew, tem lá seu fundamento. Com os milagres não é diferente. Precisamos a todo o momento querer buscar para poder acreditar, ver o sobrenatural se tornar material, a água sair da rocha, o paralítico andar, o cego ver, o câncer sumir.

Eu não preciso disso. O próprio Cristo disse que “Bem aventurados aqueles que não viram e creram...”, ora, pois francamente, com uma afirmação dessas eu não preciso mais argumentar nada!

Seguindo o raciocínio do Evangelho de João, nenhuma daquelas maravilhas que Jesus fez seriam na verdade milagres, não para Ele, mas para nós seriam, entendeu? Ou seja, para Deus nada é impossível, assim como um dia são mil anos e mil anos são um dia, logo o próprio Deus se fez milagre, portanto seria redundante dizer que o Cristo fazia milagres. Ele não fazia nada mais nada menos do que coisas que em si eram normais e pouco difíceis, mas que aos nossos olhos são incrivelmente impossíveis, inacreditáveis, maravilhosas! Nosso Jesus do Céu maravilhado seja... Que isso, não se subestime.

Pra mim, eu e você, todos nós somos esses milagres que foi explorado ao máximo até chegar ao conceito de “imagem e semelhança de Deus”, não quanto à matéria, mas quanto a ser pensante, desejante, transformador, criador, destruidor. Nós somos os sinais e milagres.
Portanto, os milagres existem, mas não precisamos deles, porque se precisarmos estaremos apenas reafirmando algo que já foi afirmado. Acordamos todos os dias com infinitas oportunidades de crescimento, amadurecimento, busca pelo conhecimento. Alguns preferem a descrença, a imaturidade, a demência, mas outros preferem se libertar desta pequenina e limitada vida, de uma mente mais limitada ainda, e procuram explorar ao máximo seus pontos, tanto os fracos como os fortes.

Acredito que os milagres que Cristo operava eram esses, a renovação da mente, tanto que ele mesmo dizia “Vá que a sua fé te curou”, ou seja, para Ele, aquelas coisas eram fáceis e nada impossíveis, mas ele queria ver suas criaturas voltando ao ponto de partida, tendo conhecimento, sendo o conhecimento, independência e mais ainda, habitando constantemente em Sua presença. Os milagres estão em nós mesmos, basta que os busquemos e depositemos nas mãos do Pai, pois a nossa fé é que nos sara e liberta!

Nenhum comentário: