domingo, 31 de agosto de 2008

Desentupidor

...

Não sou santo e estou longe disso!

Inicialmente eu queria escrever sobre ateísmo, mas pensei depois... Porque escrever sobre a morte se eu posso escrever sobre a vida? É bem verdade que tenho o costume de escrever sobre assuntos espirituais, crítica a pessoas, suas crenças, suas verdades. É verdade que escrevo compulsivamente sobre vários assuntos, que vão desde o amor, passando pelo cotidiano, pensamentos a cerca da vida, meus dogmas, meus medos, indecisões. Escrever e escrever sempre me faz bem, sem falar que se torna também um ótimo exercício.

Como dito anteriormente, eu queria escrever sobre ateísmo, mas preferi escrever sobre tudo ao mesmo tempo. Mas que tudo é esse? Esse tudo seria sobre santidade, psicologia, a colocação do ser no mundo, a contextualização, revolução da mente que no meu ponto de vista tem que ser constante, jamais estagnar! A estagnação não seria para os fracos, pois os fracos nem se quer vivem, e, se fosse falar sobre fraqueza seria voltar-me para o senso comum. Não suporto qualquer forma de conceito raso, qualquer conceito pobre.

Pensei muito sobre os vários temas, pensei sobre igreja. Muitos pensam que ela surgiu com Pedro, etc etc etc... Toda aquela baboseira. Mas a mesma surgiu (fazendo assim minhas pesquisas) como forma de Deus ter o seu povo aqui na Terra, já que o seu próprio povo escolhido e formado por Ele mesmo o renegou, afastou-se. Deus em sua sublime inteligência e eloqüência dá a sua segunda cartada abrindo o leque do conhecimento distribuindo esta graça a nós seres humanos que podemos comungar da mesma espiritualidade, ciência e verdade! A igreja nada mais é do que uma representação do propósito de levar a Palavra mundo afora. A igreja é uma representação divina composta por seres humanos, mas como divina composta por seres humanos? Ou seja, Deus aposta tanto em nós, na nossa capacidade de superação, de criação, de revolução que deu a nós esta tarefa de disseminar a sua Palavra, a Boa Nova de Vida! Mas claro tudo que envolve seres humanos é falho, nenhuma instituição tem ou funciona com 100% de crédito. Furtamos, mentimos, inventamos teologias, até mesmo deus.

Mas antes de tudo, o que seria Deus. Se me for permitido, vou dar a minha visão do que seria Deus: Deus é o cara mais eloqüente e excêntrico a que tenho ciência! Pouco se importa se crêem ou não nele, não precisa de defensores, acusa quando necessário, mas tem toda compaixão do mundo em aceitar seus opositores mesmo quando os mesmos querem crucificar seus seguidores e adoradores. É um cara que não se limita ao tempo e por isso foge da compreensão de muitos que se respaldam em conceitos fracos criados por eles mesmos, por suas indagações infantis e mesquinhas para dizer que o mesmo é apenas uma réplica do que realmente queríamos ser. Ora se Ele é uma réplica imaginária do nosso objetivo, então qual o sentido da raiva, do ódio, da perseguição, do incômodo que muitos sentem ao ouvir sua Palavra? Ou porque muitos se deslocam, largam tudo que tem para falar de um ser que nem existe? Porque morrer por uma mentira? Porque essa mentira persiste pelos séculos? Porque se usufruir da ciência para comprovar o que não se entende? Porque criar teses, seminários? Ignorante é aquele que bate no peito afirmando tal coisa. Como pode afirmar se não conhece? Por isso eu digo que Deus é um ser eloqüente e excêntrico, não precisa de você ou de mim, mas sua graça é tão misericordiosa que Ele a estende até nós. Se o inferno ou o diabo existem por conta do seu divino interesse? Que importa? E se não for? E se toda essa bagaça não existir e nós formos realmente apenas poeira de estrelas? Vai enaltecer sua vida? Vai fazê-la ter sentido? Se a fé é o apelo do pobre de caráter ou de conhecimento para que ele tenha no que se firmar, preocupe-se com sua vida, faça-a progredir em conhecimento, alimente seu espírito, você está morto e não percebeu! Deus não se compreende, se vive. Ele dá o conhecimento que você usa para negá-lo.”.

Uma vez me perguntaram o porquê de eu me importar tanto com a saúde do avô de uma conhecida minha se nada mais existe entre nós. Ele está hospitalizado e etc etc etc... Perguntaram-me também se isso não era uma estratégia para me aproximar dela, fazer boa imagem, se tudo que tenho feito desde mudar a minha aparência até conversar com suas primas, tias e visitar seu avô, se tudo não fazia parte de um joguinho de interesse amoroso. Eu nada respondi, mas guardei para mim o que agora deu vontade de falar! Ora, um ser humano não pode ter um pouco de zelo por si mesmo, ter o seu momento onde ele reconhece o valor que tem e a pessoa que é? Reporto-me a função da igreja. Se sou igreja, logo essa é a minha função, cumprir a função do Ide. Deus não me deu a função de cuidar, zelar, interceder e admoestar à toa. É função da igreja, do corpo de Cristo levar o consolo, a esperança, a ciência e incentivo para persistir e seguir em frente com os objetivos vigentes.

Sou contra o fato de crentes receberem auxílio de psicólogos ou psicanalistas. Estas ciências existem porque o mundo está louco! Se somos as primícias do Reino de Deus, logo é o seu Santo Espírito que nos sustenta, também seria nula qualquer forma de zelo por parte da igreja, seria nula qualquer forma de boa vontade, de amor, de compaixão. O individualismo, sequidão de espírito existem porque muitos se deixam enfeitiçar por suas dores, sendo que são as dores que fazem crescer e curam! É o Santo Espírito quem sara, é ele quem dá o consolo a alma, é ele quem renova o espírito do crente que o mantém firme na graça mesmo quando os dias são turvos e escuros. Sendo assim, nos campos missionários, cada servo deveria levar consigo um psicólogo ou psicanalista. Ora francamente! Não estou aqui sendo de forma alguma contrário a estas profissões, até porque desejo muito estudá-las, mas o servo de Deus é um ser que deve estar a frente do tempo, deve ser diferente, deve ser auto-suficiente em suas ciências, em seu caráter, deve impactar, revolucionar, e crer que Deus é com ele em todos as áreas da sua vida. Toda e qualquer forma de ciência foi simplesmente a permissão de Deus para que o homem tenha acesso à verdade e não deturpe ou crie verdades anulando o Criador!

A identidade divina consiste numa metanóia constante, na insatisfação em estar parado. O servo jamais deve parar. Metanóia implica em mudança de mente, investir na psique, investir na inteligência, sabedoria. Se por um acaso alguém resolveu entrar numa instituição dita divina porque ela se adequa aos seus moldes ou suas necessidades, por favor, volte para o mundo, pois a igreja está longe de se moldar ao mundo, ela antes de tudo deve estar à frente do mundo, contextualizando-se, aprimorando-se para não cair em conceitos ultrapassados, mas isso depende dos que a compõe! É nossa função sermos os melhores, pois Deus não nos deu a vida, a insistência, à inconformidade à toa, usemo-la como força propulsora de uma constante revolução na vida de outrem e na nossa própria.

A quem diga que tudo isso é mito. Ora, pois francamente, mito é uma coisa passada de geração para geração sem ser comprovada. A história comprova o quão a Palavra é sincera e respeita todos os detalhes cronológicos, científicos possíveis. Estamos longe de estar pelo ao menos à metade do que ela tem a nos proporcionar. Mas é para isso que os pesquisadores, cientistas e críticos existem! Talvez o meu Deus excêntrico e eloqüente queira mesmo que muitos desacreditem nele, o critiquem, o açoitem que persigam seus fiéis e que os ridicularizem também, pois Ele sabe que vencedores e sábios são aqueles vistos como loucos ou idiotas! Se sou idiota ou louco por professar o que eu não posso ver nem tocar ou muito menos ouvir é porque alguém no ventre da minha mãe me separou para ser louco e disseminar esta vasta loucura contagiante mundo a fora! Pois Deus é contagiante e igualmente intrigante e irritante para aqueles que o desconhecem.

Posso ser apenas um jovem muito do ocioso, escrevendo suas aventuras pelo Espírito, mas infelizmente ignorante é aquele que não se dá o trabalho de esquecer um pouco o que realmente é e simplesmente tentar seguir com sua vida pelo caminho contrário ao que todos seguem. Se todos vão para a direita, vá para a esquerda, não porque tem o desejo de ser diferente, mas porque o que é diferente atrai, exorta, cria curiosidade, apreensão, ânimo, alegria! Quão exultantes são os caminhos daqueles que persistem em estarem em Deus! Fico triste com os que conheço que professam desacreditar nesta felicidade constante, mesmo quando os desertos da vida vem para desolar, entristecer e matar, mas volto ao que Deus me disse: “Marcos, você tem todos os defeitos do mundo, os possíveis e os impossíevis. É grosso, rude, as vezes mal educado, impulsivo, fala palavrões em demasia, já bebeu, fumou, se drogou... Mas por algum motivo, você achou melhor voltar para Mim. Porque Eu não sei, mas você voltou. No entando, Eu não te enviei para ser fraco, muito menos para pregar palavras mórbidas, seja forte porque os dias irão piorar, mais céticos irão surgir, mas quem sabe através da sua diferença do pensar, do seguir, do agir, da tentativa de ser eloqüente e por você ser tão inconstante é que a minha Graça se manifesta! Você exala o meu cheiro, seus olhos brilham não é à toa. Você não enfrenta dores no espírito à toa, você não passa por desertos constantes sem nem mesmo saber o porque. Você sabe o porque! Ser servo é isso, levar a minha cruz todos os dias e sorrir mesmo quando você sabe que pode morrer por isso! Morrer fisicamente e ainda mais, espiritualmente falando! A sabedoria espiritual ao mesmo tempo que liberta o homem, também o faz achar que é auto-suficiente de Mim. Por isso muitos estão como estão!”.

Por isso, não preciso escrever sobre a morte, nem mesmo sobre a ciência. Não preciso escrever sobre conceitos, teses, ateísmos, cristianismos, “deísmos”. Eu simplesmente escrevo porque tenho que escrever!

...

1 Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.
2 O SENHOR olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
3 Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.
4 Não terão conhecimento os que praticam a iniqüidade, os quais comem o meu povo, como se comessem pão, e não invocam ao SENHOR?
5 Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos.
6 Vós envergonhais o conselho dos pobres, porquanto o SENHOR é o seu refúgio.

7 Oh, se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o SENHOR fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel.
Salmo 14

Nenhum comentário: