domingo, 21 de setembro de 2008

Meus olhos de raio-x cegaram de medo

Ao som de "La Vida Es Mas Compleja De Lo Que Parece" do Jorge Drexler



Os meus filhos não são meus
Como assim pude atestar no Salmo 127:3
Todo o meu poderio não é meu
Como assim pude confirmar no meu viver
Canto cânticos para me alegrar
Avivar-me
Pois o canto ecoa na minha solidão
Enquanto os filhos que não são meus, ainda assim não chegam
Pois os filhos que tenho não são meus e sim herança divina
Como assim pude visualizar em meus sonhos e pensamentos
O dia em que chorei carregando uma pequena criaturinha
Ou duas
A paciência é senhora do meu ser
Assim como Deus é o senhor dos meus desejos
Pelo ao menos nos meus desejos que desejam que Ele assim o seja
Pois eu anseio no dia em que a vida não desejar mais parar
Não desejar mais estagnar
Os filhos que ainda não sonhei em ter não são meus
E como mesmo assim eles me acordam com sorrisos estalados
Envergonhados
Com fraudas amarradas nas fivelas das chupetas
Com fraudas descartáveis Pampers
Roupinhas a lá Lilica Ripilica
Tamanquinhos, shortinhos, sapatinhos, fivelas, azuis, rosas
Dedinhos minúsculos e gordinhos
Cabelos compridos ou chanéis, cacheadinhos ou lisinhos
Sim, sim, os meus filhos não são meus
Como assim pude ler em Salmo 127:3
Fins de tarde na praia, gritinhos de "papai papai"
Sobrenomes, amiguinhos, namoradinhos, encontros as escondidas
Noitadas, e eles vão embora aos poucos
Dizem "Me diga com quem andas que te direi quem és!"
Se algum dia esses filhos que são meus ouvirem isso e disserem que sim
Frustração do pai que souber disso
Que valor ou cultura, que metanóia ou instrução ele serviu para dar?
Que medo tenho de pô-los neste mundo canibal
Que receio tenho de colocá-los a prova das tantas investidas da vida
Com direito a desilusões amorosas, a traições
Serem esquecidos quem sabem ridicularizados
Logo os filhos que não são meus?
Logo eles?
Tão complexos e simplórios, pois vieram de mim
Serão as primícias do meu reino
Um reino louco, excêntrico e aventureiro, jovem por toda a vida
Porém centrado e capaz de enfrentar o que lhes assim propuzerem
Felizes serão esses dias onde poderei sair correndo feito doido pelo trânsito da cidade
Em busca de consultório para crianças quando alguma delas ficar com dor de barriga
Ou quando o dentinho cair, ou quem sabe se ralar o joelho
Machucar o bracinho ao subir numa árvore, serelepe toda
Meus nervos de aço enferrujam ao sonhar e visualizar estas coisas
Pois eles não são meus e me alegro da função nobre que me foi inculbida.

Nenhum comentário: