sábado, 26 de setembro de 2009

Enfim

Ultimamente tenho visto as coisas como um quadro. É, desses para serem admirados e depois você chegar à conclusão célebre: “Que porra é essa?!”. Pois é...

Mas também não entenda isso como uma apatia ou afazia ou qualquer outra coisa que termine em “ia” ou “ar”, “er” e “ir”... Enfim, tenho visto as coisas como um quadro cinzento e sem sentido.

Às vezes eu penso que Deus é um cara pra lá de excêntrico, na verdade, tenho é certeza. Por isso simpatizo com a causa Dele.

Eu vejo tanta gente tentando tanta coisa, e eles mal percebem que a cada segundo perdem mais um segundo daquilo que chamam de vida. Ta certa que isso aqui soou meio clichê, mas é verdade. Eu também não pretendo pregar aquela velha questão superficial de aproveitar tudo ao ultimo minuto e intensidade, isso seria decadente demais. Tudo que quero dizer é que tudo parece mais um quadro desses que você diz “Wut f**ck is this”... Enfim.

As mesmas palavrinhas, regrinhas, vontades, rebeldias e fatos. Tudo é um grande flash back, e não se iluda em seguir alguma moda, pra mim a tal moda é apenas uma repetição ou atualização de algo já inventado. Um ciclo vicioso.

Eu também ando cansado dos velhos conceitos do tal amor. Ah, pelo amor do Santo Cristo, aquela velha regrinha do sexo, do saciar prazeres... Porque eu não posso ter o culhão de criar meu próprio prazer e ficar numa nice, rindo de todo mundo enquanto me auto-analiso, com um charutão na boca e uma long neck na mão (de preferência uma Heineken ou Antártica)? E olha que nem beber e fumar charuto eu faço, mas uma vez ou outra faz bem pro espírito.

A gente não sabe nada, nem nunca vamos saber. Porque o tal ser, dito humano, não se contenta com a sua matéria limitada, mas que teima em ir além do que a mesma pode oferecer? Não to pregando o conformismo, porque eu mesmo sou um inquieto da alma, desde que papai e mamãe me puseram no mundo. Enfim, como diz em Eclesiástes, para alguns teólogos o livro escrito pelo Sábio, sabe, o tal Salomão, aquele parece que entendia do assunto. Só de esposas ele tinha setecentas e concubinas, trezentas, para os que duvidam, segue a passagem bíblica I Reis 11:3... Pois é, falava de Eclesiástes, lá diz assim: “Tudo é vaidade, aflição de espírito e passa como o tempo.”. Enfim.

Mas sabe o que eu queria dizer mesmo? Tom Jobim diz por mim:

Já conheço os passos dessa estrada
Sei que não vai dar em nada
Seus segredos sei de cor
Já conheço as pedras do caminho,
E sei também que ali sozinho,
Eu vou ficar tanto pior
E o que é que eu posso contra o encanto,
Desse amor que eu nego tanto
Evito tanto e que, no entanto,
Volta sempre a enfeitiçar
Com seus mesmos tristes, velhos fatos,
Que num álbum de retratos
Eu teimo em colecionar

Lá vou eu de novo como um tolo,
Procurar o desconsolo,
Que cansei de conhecer
Novos dias tristes, noites claras,
Versos, cartas, minha cara
Ainda volto a lhe escrever
Pra lhe dizer que isso é pecado,
Eu trago o peito tão marcado
De lembranças do passado e você sabe a razão
Vou colecionar mais um soneto,
Outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração
” – Retrato em Branco e Preto

2 comentários:

Nanda Assis disse...

comecei a ler imaginando q seria uma coisa e foi outra, mas... legal.

bjosss...

Adriana Gehlen disse...

sábias palavras.