sexta-feira, 10 de setembro de 2010

“Nosso Lar”

Finalmente criei vergonha na cara e fui ver o filme Nosso Lar, inspirado em um dos livros psicografados do então falecido médium Chico Xavier. Indo direto ao assunto, a estória narra a experiência pós-morte física do médico clínico-geral André Luiz. André vem a falecer de uma doença estomacal por conta de péssimos cuidados para com a própria saúde (pelo menos foi isso que entendi). Ao dar-se conta de que está em um plano espiritual, ele primeiro vai para um lugar tenebroso, cheio de dor e sofrimento como penitencia por sua vida egoísta cheia de prepotência e arrogância. Prestes a ter sua alma sucumbida, ele clama por misericórdia sendo finalmente ouvido e depois levado para a Nosso Lar, uma das residências temporárias para aqueles que necessitam sarar suas feridas humanas buscando patamares espirituais maiores para então reencarnar.

O filme em si lida bastante com a moral e a ética no que toca a conduta do ser humano. Os espíritas acreditam que o trabalho não só dignifica a alma, mas ajuda a elevá-la a outros níveis de purificação até achegar-se a imagem e semelhança de Deus. Portanto, enquanto a alma está no plano de purificação, ela então dá-se a incumbência de aprender mais sobre si, sobre o que é ser humano, suas obrigações e deveres para com o próximo e si mesmo.

Enfim. Fazer o que! Sou protestante, mas não sou ignorante. Acredito que tudo é ensinamento e admoestamento nessa vida que Papai do Céu nos deu. Logo, o fato de eu não crer em nada no que diz respeito ao espiritismo não quer dizer que seja descartado o respeito pela crença e fé daqueles que perseveram no que eles consideram verdade. Eu sei e conheço QUEM é a VERDADE, mas, cabe a cada ser também dar-se o trabalho de querer conhecer e crer sem precisar de desígnios religiosos ou doutrinários meramente inspirados em “verdades” humanas. Acredito também que quando se quer criticar algo, é preciso antes fazer auto-criticas, conhecer o que se critica e criticar tendo como principal ponto o respeito pelo que se critica!

Pois bem, é inevitável não fazer reflexões sobre o filme porque ele é a crença do espiritismo com toda convicção! Alguns pontos podem ser sim relevados, mas existem uns que a meu ver não fazem o mínimo sentido; assim como o próprio espiritismo. Em primeiro lugar, tentem não ver o cristianismo como uma religião, vejam-no com um estilo de vida já que etimologicamente cristão significa “seguidor/imitador de Cristo”, por conseguinte cristianismo é a união de uma série de condutas espirituais, morais e éticas do próprio Cristo a serem imitadas e ensinadas. Aos que não sabem, o espiritismo surgiu de uma dissidência do cristianismo, o mesmo cristianismo que os seres humanos transformaram em religião (entenda que religião é toda e qualquer forma criada pelo homem para se chegar a Deus... mais a frente vou contrapor sobre... até o próprio protestantismo que professo não vejo como religião e sim como vertente idealista e política).

Em outras palavras mais diretas, tudo que o espiritismo prega é contrário ao que o cristianismo tem como princípio. Em primeira instância, o cristianismo se baseia e é centrado em Jesus Cristo, promessa do próprio Deus relevada desde o principio dos tempos e também aos profetas. A exemplo temos Isaías, que 500 anos antes da vinda do messias, já havia predito com detalhes como seria sua anunciação, vida, obra, ministério, morte e ressurreição. Nenhuma outra religião no mundo inteiro desconsidera a importância de Jesus Cristo no sentido de militante da paz, do amor, do respeito e da humildade. No entanto, nenhuma delas crê e assume que Ele é o filho de Deus, o cordeiro que tira o pecado do mundo, advogado amigo e único mediador entre os homens e Deus.

No espiritismo os médiuns são os mediadores, como a própria nomenclatura diz, eles assumem o papel de porta-voz do mundo espiritual para o mundo dos homens. Oram vejam só, se Cristo é por nós, se Ele é o nosso intermédio e Ele mesmo diz na passagem que está em João 14:6, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai se não por mim”, porque precisar de “sensitivos” que nos traga “boas novas” vindas do próprio Deus ou de quem quer que seja? Temos a quem recorrer, temos com quem conversar, temos a quem possa nos advogar, resgatar, libertar, sarar e principalmente: SALVAR! Esse alguém é Cristo, como Ele mesmo assim o disse. E se Cristo é o Filho de Deus, logo pertencente a santíssima trindade que no caso é uma só na pessoa de Deus; portanto Cristo é Deus e não há outro se não Ele!

Em segunda instância, a Bíblia é a principal regra de fé e prática de todo cristão que se preze. Os espíritas também a usam, mas para eles ela é apenas mais um mero livro inspirado por aqueles que foram “tocados”, mais uma vez os chamados médiuns (a exemplo o próprio Xavier), por outros espíritos para que trouxessem a boa nova a nós no plano material (humano). Sendo assim, pode-se entender que para os espíritas existem outras formas de esboçar verdades sobre o reino espiritual.

A Bíblia é auto-explicativa e imutável pelos séculos dos séculos. Não apenas por ser o livro mais lido em todo o mundo ou igualmente desacreditado, perseguido e discutido em todo o mundo, mas porque ela é a Palavra de Deus. Não existe riqueza espiritual maior do que a Bíblia. Se ela é um divisor de águas e suscita questionamentos, ótimo! Essa é uma das principais funções dela. Cada ser humano tem em si uma parcela de Deus, ou seja, o Espírito Santo (terceiro e ultimo integrante da santíssima trindade, prometido pelo próprio Cristo quando ele subia aos céus diante dos discípulos como relatado nos livros de Mateus, Marcos, João e Lucas; posteriormente esmiuçado em Atos dos Apóstolos no episódio de Pentecostes. Cristo disse que era chegada a sua hora, mas no tempo certo seria enviado o consolador que seria Ele aqui na Terra com os crentes; no caso, o Espírito Santo que é quem convence do pecado e alimenta a alma do ser humano de princípios vindos do próprio Deus), portanto é mais que natural que ela toque no intimo de quem a lê ou estude, seja para a crença ou seja para aqueles que a ridicularizam (tenho dó desses).

No espiritismo, a alma vai para um plano espiritual esperando ser purificada e então passar por processos de amadurecimentos para assim reencarnar mais uma vez em um corpo terreno. Ou seja, o ser humano enquanto essência não é único e sim várias vidas em uma só. Se Cristo é o meu advogado perante Deus e os homens pelos erros que eu cometo ou que venha a cometer; se Cristo é quem vai a minha frente me livrando do perigo e é Quem me admoesta orientando sempre o que devo e não devo fazer (isso cabe dentro do livre arbítrio, cada ser é livre para optar o que é melhor para si. Deus não quer escravos e sim servos deliberadamente dispostos a boa obra como assim quiserem); se em Cristo, por promessa do próprio Deus somos nova criatura (vide a passagem bíblica em 2 Coríntios 5:17) não é necessário viver tantas vidas quantas forem preciso, muito menos passar por processos de purificação em esferas espirituais a fim de se sermos a imagem e semelhança de Deus, Cristo é todas essas coisas por nós, basta que creiamos Nele! Como assim está em Isaías 53:4 e Mateus 8:17, Cristo levou sobre si as nossas dores, Ele morreu para que tivéssemos perdão e saíssemos da condição de condenados para a condição de resgatados e libertos livres para a vida eterna. Então, não são necessárias várias vidas nem planos espirituais, basta crer em Cristo e deixar que o seu Santo Espírito faça a obra em cada coração contrito!

Antes de finalizar, preciso fazer outro adendo. Só existe um céu e uma única vida e apenas encarnação, não reencarnação. Sem sofrimento ou fome, sede, dor. No capítulo 21 do livro de revelações ao apóstolo João, Apocalipse, é relatado que Deus limpará de nossos olhos toda a lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor. Porque jaz as primeiras coisas, elas são passado. Ora, não há porque temer a morte muito menos procurar formas de vida, se a promessa é que viveremos em abundancia e o céu é o destino de todos os crentes perseverantes na causa de Cristo. Eu quero mais é desejar e visualizar este alvo que em breve anseio desfrutar, como compartilhado pelo apóstolo Paulo na carta aos Gálatas no capítulo 2:20 ao dizer que “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.

Por fim, como havia dito no início do texto, referente a religião; religião nada mais é do que formas de se chegar a Deus. No espiritismo existem varias maneiras de se chegar a Deus, uma delas é pelos médiuns ou através da reencarnação; para os cristãos basta crer em Cristo e esperar Nele. A questão religião em si é uma desgraça. A meu ver ela surgiu como ideal que destrói o principal ideal que é vivermos em união, como assim está em na epístola aos Romanos no capítulo 12 quando o apóstolo Paulo faz uma analogia entre o corpo humano e a unicidade que devemos ter.

No entanto, o homem é transgressor por natureza, daí precisar de remissão dos seus erros, e estar eternamente labutando por alcançar estilos de vida e filosofias que traga paz interior como forma de libertação. A religião é tida como terapia e segregação da fé, e atualmente por conta da ganância e egoísmo do ser humano em sempre querer ter e ser mais baseado em sua própria sabedoria, acabou por deturpar aquilo que antes era santo e puro. Se existe uma religião, essa religião é Cristo. Lá no início do texto eu usei a famosa passagem bíblica em João 14:6, então é de se esperar, raciocinar e logicamente deduzir que Cristo é em si a própria religião esquecida pelos homens. Se o propósito de toda religião é levar o homem a Deus e mostrar formas de purificação e santificação, fica muito claro que Cristo é esse e único intermédio. “Por Ele e para Ele são todas as coisas”, assim está escrito em Romanos 11:36, Colossenses 1:16-17, 1 Coríntios 8:6, Romanos 8:28, João 1:3, Efésios 1:33... Enfim, tantas passagens mais poderia dar!

Penso que até aqui seja suficiente. Ainda há muito o que escrever, mas isso fica para outros textos!

Sola Scriptura (Somente a Escritura);
Sola Gratia (Somente a Graça ou Salvação Somente pela Graça);
Sola Fide (Somente a Fé ou Salvação Somente pela Fé);
Solus Christus (Somente Cristo);
Soli Deo Gloria (Glória somente a Deus)!

3 comentários:

deca disse...

bacana seu texto Marcão. Reforçando o que você disse que religião em si é uma desgraça porque não une.
Lembrei agora do pastor que queria queimar o Alcorão e fazer fogueira. Ainda estamos na Idade Média? Mesmo que existam infinitas crenças, eu acredito na humanidade em si. Muitos dizem que Jesus foi só um profeta, mas foi o único que falou: Eu sou a Verdade. 2000 anos depois e Ele ainda soa pelo mundo. Como negar isso?

Anônimo disse...

caraca...sem palavras para este post, nossa ele é tocante, vc fez uma crítica "sem criticar", emancipou-se todo e qlqr tipo de preconceito e escreveu através de sua sabedoria o q vc analisou! amei mto esse post, naum pelo fato de flar de CRISTO, mas pelo fato da sinceridade está inserida! somos errantes, mas Deus é por nós!! vc será com certeza um excelente escritor e um ótimo jornalista! CONGRATULATIONS! juliana

Abiodun Akinwole disse...

podes crer^^.

mesmo que acredite em outras coisas, defendeu bem a parada^^.