quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tem alguém cuidando de mim

Esse texto não é um desabafo, no entanto, ele não deixa de ser também. Na verdade ele está mais para uma crítica comportamental ao limitado universo, ou conduta dita cristã, de alguns que se dizem verdadeiros cristãos.

Dia desses, eu escrevi no mural do meu Facebook o seguinte texto:
“Eram 9h da manhã de domingo, vi um jovem da minha idade, acredito. Sentado na porta de um bar, numa mão um copo de cerveja, dormindo. Olhei pra mim e vi um cara também jovem, mas com Bíblia em punho indo p/ a igreja. Sem moralismos, pergunto: “Quem desfruta de uma verdadeira liberdade?”. Resposta: “Eu!”. Achismos alheios a parte, nunca me senti tão feliz e realizado por escolher seguir a Cristo como nesses últimos tempos.”
Esse pequeno e rápido comentário parece ter servido para deixar atentos os gaviões de plantão. Nunca vou conseguir entender o porquê de as pessoas darem-se o prazer de tomar um contexto e distorcê-lo para a sua própria verdade, assumindo assim, a postura daqueles “benditos” autointitulados justos e corretos. Talvez as palavras de Cristo (clique aqui para ler Mateus 23 e entender o contexto) soariam melhores aos ouvidos desses que estão sempre de prontidão com uma palavra, que para eles é de disciplina, mas para mim soa mais como escarnecer e maldizer. Ao invés de acolherem e amar, apontam o dedo e justificam a falta de suas ações com críticas a contextos fantasiosos, muitas vezes distorcidos, como o que aconteceu após o que publiquei na internet.

O que mais me espantou é que esses “autointitulados justos e corretos” são da minha própria família. Não é a primeira vez que episódio como esse acontece. Agora, eu fico aqui me perguntando onde eles estariam quando era eu na situação do jovem que vi citado no texto publicado no mural do meu Facebook.

Eu tenho 23 anos, já dei meu testemunho algumas vezes por aqui no meu blog em curtas passagens em meio às crônicas publicadas, mas já fiz de tudo um pouco nessa vida. Talvez o meu maior problema tenha sido com o hedonismo. Dessa mazela surgiram dois subpontos que infelizmente por muito tempo me mantiveram prisioneiro de mim mesmo: bebida e a busca pelo prazer sem medida.

No alto dos meus 23 anos eu já me peguei entregue a bebida e os seus frutos. Tolice afirmar uma coisa dessas? Então me diga como é possível gastar metade do salário com álcool? Eu fiz isso! Se tenho vergonha ou medo de escandalizar pessoas ao comentar coisas do tipo por aqui? Não mesmo! Fiz muitas coisas, me arrependo de todas, porém me envergonhar jamais. Porque elas provam o quanto Deus é misericordioso e bondoso, justo fiel e perfeito. Todos os dias vemos pessoas entregues a esse mal hediondo e mesquinho e o que muitos fazem se não piada e comentários grosseiros?

Recentemente uma cantora muito famosa morreu. A maioria dos comentaristas acreditam que tenha sido uma overdose de drogas pesadas. Ela era conhecida por sua voz exuberante e estilo musical que resgatava o soul e jazz genuínos. Morreu aos 27 anos vítima de uma sociedade imediatista e consumista. Algumas pessoas me perguntaram se eu lamentei a morte dessa cantora. Eu apenas disse que não, pois entendo lamento como tristeza e mesmo que não gostasse da figura representada por ela, eu não lamentei. Mas lamento o fato de que assim como ela inúmeros outros têm tido o mesmo destino. Tem gente afirmando por aí que o vício com drogas e bebida é algo covarde. Contudo eu replico dizendo que no atual mundo globalizado em que vivemos, entra-se nesse submundo como fuga de uma realidade não estruturada e doente. O fim, infelizmente é o pior possível!

Não é segredo para ninguém que lê esse blog, onde eu posto quase regularmente partes de mim, que eu não meço palavras nem expressões quando se trata de falar de Deus ou conduta cristã. Nasci em uma família de crentes, com tios e um primo pastores. O dom para fazer missões veio como bônus, assim como o da música, de lecionar e da intercessão também. Eu tinha tudo para ser um daqueles crentes que se dizem cheios do espírito santo, fazendo prodígios por aí e batendo no peito dizendo “eu sou correto e posso alertar exortar e disciplinar todo aquele que considerar distante do evangelho que acredito ser o verdadeiro”!

Mas, não, comigo não foi bem assim. Tive tudo a meu dispor, entretanto, não tive sequer uma mão estendida quando os primeiros sintomas de desvio padrão, marginalização, comportamento carnal e anti-bíblicos começaram a dar as caras. Não tive uma palavra de apoio nem de amor quando estava entregue a bebida e sem alguém para recorrer. Talvez o único ser vivo que se levantou sempre firme e forte, apesar das várias discussões internas dentro de casa, foi a minha mãe. Eu louvo a Deus pela mãe que Ele me deu.

Sabe o que ela fazia dia após dia, mesmo quando eu chegava em casa de manhã cedo, fedendo a cerveja e maconha, e procurava logo tomar um banho para disfarçar o odor para ir brincar de ser crente? Ela cantava pra mim uma música do Nadson Portugal (ouça a música clicando aqui) cujo um trecho diz assim:
“Tem alguém orando
Posso sentir
Tem alguém orando por mim
Fortes mãos vêm me esconder
De perigos que eu não posso ver
Creio Senhor
Eu creio sim
Tem alguém orando por mim.
[...]
Anjos me guardam
Posso sentir
Sim anjos velam por mim
Mesmo sozinho em meio à escuridão
Estou seguro
Sob Tua proteção
Pois creio ó Pai
Eu creio sim
Sei que anjos velam por mim.”

A minha mãe sim é uma benção, essa sim eu posso chamar de justa e correta aos olhos de quem quer que seja, ainda mais diante das poucas pessoas hipócritas existentes na minha família. Os comentários deixados após a minha publicação no Facebook me diziam para ler mais a Bíblia ou quem sabe ir até o tal jovem e orasse com ele e por ele (mesmo que fosse a distância). Diziam também que eu fui ridículo ao colocar a palavra “feliz” em meio a um episódio considerado lamentável por muitos. Mal esses tolos sabiam que era de mim mesmo o texto e episódio estava se tratando.

Deixa eu dizer umas coisinhas sobre isso: quando vi aquele jovem eu vi a mim mesmo anos, meses atrás. E por experiência, aliás, senso comum de qualquer um, não dá pra se conversar com uma pessoa em coma alcoólico. É sabido que em casos assim somente após uma boa dose de glicose e repouso aí sim se consegue estabelecer o mínimo de diálogo possível. Só eu sei o quanto o álcool é devastador. Só eu sei como o álcool é uma droga como qualquer outra e ai daquele que diz beber por prazer. Mentira! O álcool é um escape, o derrame da frustração e a busca para se alcançar, fazer, e ser aquilo que na sobriedade da vida não é possível ter.

Hoje eu sou sim uma pessoa feliz e realizada porque eu tenho um Deus maravilhoso a quem eu sirvo com todo amor e prazer. Eu me alegro constantemente e não canso de falar dos milagres dele porque se eu não falar desse amor que não tem explicação as pedras vão clamar, literalmente. O mundo hoje anseia por Cristo. Grita desesperadamente por Cristo e é preciso falar a todo tempo mesmo quando não se quer ouvir ou aceitar. É obvio que as oportunidades quem cria somos nós mesmos, mas sabemos que é necessário jeito, paciência e invocar ao próprio Deus para Ele ir à frente e fazer a obra. Eu e você ou qualquer outro vaso santo, somos apenas o instrumento, o canal, o autofalante por onde o som de Deus e Suas boas-novas são ditas.

Se você consegue identificar falsos crentes como esses que eu fiz comentário não se abale nem desacredite numa fé genuína e verdadeira. A Bíblia deixa claro que muitos surgirão no meio dos que são de Cristo, andarão e falarão como os que são de Cristo, mas o coração e a mente dessas pessoas é ruim e esses nada fazem para o Reino crescer aqui na Terra.

Hoje eu desfruto de um Deus que também é Pai, zeloso, julga aquilo que não é Dele para limpar e curar, tirar as marcas deixadas pelo mundo e as sequelas do pecado praticados contra o corpo e espírito. Tem uma música do Ministério de Louvor Trazendo A Arca (para ouvi-la clique aqui) que diz assim:
“Não importa o que pensam de mim
Vou deixar pra trás minhas limitações
Pois o Senhor não vê como o homem vê
Ele está atento ao coração
Ele exalta o puro de coração
E se revela aos que buscam Sua face
Fui atraído pelo poder desse amor
Tudo posso com meu Deus”

Você meu amigo que vez outra ouve de mim para buscar a Deus enquanto existe tempo, não se chateie não. Alegre-se porque alguém está fazendo por você o que ninguém fez por mim, com exceção da minha mãe. Demorou para essa graça ser alcançada mas ela foi alcançada. Deus te pede para você descansar Nele, confiar Nele, esperar Nele. Ele te diz hoje que somente Ele é quem cura, liberta, te tira da lama dos vícios e de uma vida ingrata e te faz totalmente novo para sempre (2 Coríntios 5:17). Basta você pôr a tua fé Nele e orar a Ele porque a oração feita a Deus não volta vazia (Isaías 55:11).

Receba hoje a palavra dada a você de maneira gratuita e com amor, seja de mim ou de outro qualquer. Se você quer alívio busque por Ele te dará em abundância (Mateus 11:28).

Nenhum comentário: