quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O Lance do “Desconfiômetro”

... ironia, apenas ironia...




Num dia qualquer, me foi passado um texto sobre uma possível forma de raciocínio lógico, sobre o real ou não uso da Filosofia, sobre a sua importância e real utilidade, mas seria redundante, logo de cara dizer que ela tem alguma necessidade, pois a principal característica da mesma é não ter “real utilidade”, se tivesse ao pé da letra, estaria incorporada num sistema de desgastes.

Este texto aborda uma temática simples, de fácil manuseio e interpretação, como a própria filosofia no seu todo é, claro pra quem tem paciência, porque, cá entre nós, é um saco pensar e indagar, e entrar em confrontos lógicos quando na verdade tudo que queremos é fazer parte desta nova e mais cotidiana idéia de comodismo, o mundo ao nossos pés.

Percebo que a filosofia em si, não quer dizer nada, pois ela é mais um falho mecanismo criado pelo próprio homem, quando o mesmo já estava cansado de tantos mitos, tantas dúvidas e dogmas que a própria sociedade ou sei lá o que, criava para se sentir bem, e ou, preencher certo vazio, característico do ser humano, que curioso, quer sempre saber de tudo, sendo que esse tudo, não convém ser revelado ao homem.

Esse tão almejado conhecimento que o homem quer ter, essa série de perguntas e respostas lógicas que o homem quer responder, esses neologismos empregados na antiguidade e que ainda hoje tem certo poder causa essa ininterrupta sensação de que, quanto melhor, quanto mais “conhecimento” (porque na verdade o ato de indagar, para mim, não quer dizer que possamos adquirir conhecimento), na verdade não nos leva a lugar nenhum, ainda continuamos ali, parados, não estáticos, mas parados, ainda por indagar, sem ter uma real resposta, apenas suposições.

Então o que seria o ato de filosofar, se já ficou provado que, a partir do momento que ela serve para algo, perde sua essência? Seria apenas um passa-tempo na mente dos ociosos (nós)? Seria essa tentativa de alcançar pelo ao menos uma parte do cosmos, uma tentativa de ter o conhecimento dos astros?

Esse conhecimento é nada mais nada menos do que nós mesmos, essa tão famosa e polêmica e rejeitada Filosofia, é apenas um mecanismo falho, pois é humana, e tudo que é humano é falho, porque nós somos falhos; que mesmo sendo falha, nos ajuda a compreender o que ainda nos é oculto aos olhos, mesmo sem saber o que é esse ainda “oculto”, pois vai continuar sendo oculto, o que apenas discordamos e insistimos, é que ela possa ter alguma real utilidade e sentido, sendo que a mesma não tem.

Para que ela serve é exatamente isso, para gerar outras dúvidas, outras e outras mais inúmeras indagações afim de que um dia, quem sabe, conseguir alcançar o verdadeiro conhecimento. Filosofia é isso, uma eterna busca por algo que o homem ainda não está preparado, sua mente ainda é finita e primitiva demais para suportar tanto conhecimento, tanta majestade, só nos resta continuar a indagar, e procurar sentido nas coisas, e no ato de filosofar, e sentido na mesma!

Nenhum comentário: