terça-feira, 28 de julho de 2009

Vencer!

Estava na igreja pela manhã certo dia e uma coisa me fez pensar bastante. Há quem diga que igreja e bíblia não servem pra nada, digo como resposta que questões espirituais se compreendem espiritualmente. Não se pode ter conhecimento de algo sem se achegar a esse “algo” não é mesmo?

Estava pensando sobre educação, valores, relacionamentos e tudo mais. Eu pensei em como tudo é banalizado e rejeitado. A velocidade como o tempo passa estraga a pele, os pensamentos e momentos que poderiam ser ternos e suaves e vistos por outro ângulo. Mas tal feito não teria efeito se não partisse de nós mesmos a disponibilidade em poder ver e participar destes momentos.

Independente de qual seja a educação, eu vejo que ela é fútil se não for dotada de liberdade de expressão respeitando simultaneamente a hierarquia, que queremos ou não, estamos sujeitos. Seja ela governamental, seja religiosa ou mesmo familiar. A meu ver, essa ultima é a que mais pesa e dita o tipo de pessoas que seremos afinal. Contradições podem surgir, pois famílias perfeitas geram pessoas problemáticas e vice-versa, mas, tal coisa diz respeito também ao livre-arbítrio de cada um. Nisso ninguém controla, meche ou opina nem mesmo o próprio Deus ou o governo que seja pode e deve ter autoridade.

Lendo a Bíblia, observei um fato interessantíssimo, que deveras vezes nem mesmo é levado a sério. Sim, Os Dez Mandamentos! O primeiro vestígio de lei que os hebreus puderem ter contato, o primeiro vestígio de registro inspirado pelo próprio Deus para que o homem vivesse em paz consigo mesmo, com seus semelhantes e com o próprio Deus. Atentei ainda mais para o que está escrito no seguinte trecho: “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.”. Sim, e porque não este trecho? Fichinha? Fato ou algo batido e cansativo? Quem sabe, mas que ele tem um peso isso é real sim!

Observei como a base de toda e qualquer coisa é a educação. Em questão a que deve ser prestada aos pais, e, por conseguinte os mesmos para os seus. Não nos esqueçamos que nossos pais também são filhos, e, para os que desejam, é algo que também seremos um dia... Pais e filhos ao mesmo tempo! Notou o peso que isso tem? Notou como ser passivo diante de algumas coisas, mesmo não sendo de acordo, é complicado?

É complicada a questão de manter hierarquia, do respeito e mesmo assim saber se impor como ser que já discerne o certo do errado, o bem do mau. Somos e sempre seremos crianças. Até o dia em que essa nossa fútil matéria orgânica resolver sucumbir, seremos crianças, pois o aprendizado é eterno enquanto o tempo existir! Ninguém é maduro em sua totalidade, ninguém aprende em totalidade, logo ninguém cresce e deixa de agir como uma criança mimada por completo. Queremos e exigimos a todo instante que as coisas sejam feitas de acordo com o nosso interesse e bem-estar. Se fizermos ou damos exemplo é sempre voltado para o que somos e nossa realidade. Note que o próximo não é muito lembrado.

Eu também notei como os valores em relacionamentos são supérfluos hoje em dia. Trair virou um fato normal, sexo pelo simples prazer também. Não estou aqui fazendo apologia ao puritanismo. Sexo é bom e em demasia repetirei isso! Criar posições e formas de satisfação em meio a uma transa é uma coisa formidável e quase próxima do céu, mas, se feito apenas pelo simples prazer, estaremos sendo pior que os prostitutos e prostitutas. Também não deve ser feito pelo gostar ou amar. Tais sentimentos são resultado de muito tempo, negação de si próprio (de ambas as partes, seja do homem como da mulher), da busca constante pela maturidade e respeito pelo outro. Sexo é entrega! Ao passo de que duas pessoas estão no ato, elas não são apenas seres individuais, elas são um só corpo com o mesmo intuito e objetivo de satisfação, demonstração de afeto e respeito.

Acredito, antes de qualquer coisa, que tudo coopera para o louvor a Deus, seja a educação, como o respeito às hierarquias gerais, como nos relacionamentos, todas essas coisas são para Deus, pois foi Ele quem as criou. É complicado fazer tal afirmativa porque ela é pessoal se vista por um só ângulo, mas se formos parar e ver a longo prazo, não vendo a vida como um fato isolado, mas, continuo, que não finda somente aqui neste plano material e terreno, veremos que todos esses valores significam bem mais e são maiores do que pensamos em ser.

Tudo gira em torno de valores. Nossas prioridades e o que somos, são tudo reflexo dos valores que trazemos para o que chamamos de realidade. Se esses valores trazem paz e a certeza de que não é decorrente de algo voltado apenas para o individual, mas, algo voltado para o coletivo, se verá que tudo terá mais sentido e lógica. Quem sabe a própria Bíblia, que para muitos é um bom livro de auto-ajuda (discordo totalmente disso), fará mais sentido. Todos esses valores são decorrentes de vivência e disposição! Acredito nisso.

Se servir como resposta aos curiosos, sou um protestante de mente extremamente aberta, falo sobre tudo e penso sobre tudo. Não me isento de ser o que sou e viver a vida que vivo. Sentirei e terei aquilo que me for necessário até a ultima gota, mas se notar que tal coisa não me faz ser aquilo que devo ser, eu logo dispenso. Sou infantil, mesquinho e carnal, sou um ser humano, e todo ser humano é falho, mentiroso e imperfeito. Mas, eu tento! No mínimo dou-me o trabalho de tentar ser algo, primeiramente para mim, depois para alguém. Não sou uma ilha, mesmo que gostasse de ser, eu não a sou.

O que não se pode esquecer jamais é o valor de se impor! Impor o respeito, impor o amor, impor os limites e o que faz lógica, à ciência, seja ela humana ou divina, não se pode esquecer-se desses valores e como eles cooperam para sermos pessoas melhores. Pessoas que têm posicionamento diferenciado em meio a um enorme contingente de banalizações e mesmices. Pessoas que refletem aquilo que realmente são e exigem o mesmo daquelas que estão ao seu redor. O que vivemos é reflexo do que somos, do que adquirimos para a vida, para o que é prioridade.

Apenas concluo que:

A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.” [Provérbios 17, versículo 6]

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” [Efésios 6, versículos 1 a 4]

Um comentário:

Monique Frebell disse...

Se todos levassem a sério e praticassem os Dez Mandamentos o mundo seria bem melhor!

To voltando aos poucos...

=)