segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Você acredita em salvação?

Eu já ouvi e ainda ouço, leio, muitas frases como estas: “Só Jesus Salva” e “Jesus Ama Você”. Para quem está de fora isso é uma irritação e em alguns casos até considerado presunção.  Eu demorei a entender essas expressões transformadas em adesivos de carro, manchando o sétimo dos dez mandamentos dados pelo próprio Deus, aquele que diz ‘Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão...’ – Deuteronômio 5:11 – mas, quando eu entendi, entendi pra vida inteira. E digo mais, se você também quiser entender acompanhe meu raciocínio até o fim desse texto. Esteja livre para discordar de mim, mas depois não diga que ninguém lhe mostrou a direção em que deve trilhar.

Como estava dizendo, tem muita gente dizendo que Deus te ama, que Jesus salva, mas o problema é que ninguém te diz como Ele ama e como Ele salva. E se diz, diz de maneira deturpada, nada conivente com as Escrituras e ainda por cima anulando o sacrifício de Cristo. Posso começar tendo por mim mesmo como exemplo, eu demorei pra entender porque em primeiro lugar era um tremendo de um legalista. Vivia conforme a minha vontade e insistia em hastear a bandeira de ‘crente’.

Assim como eu era existem milhares por aí, o que é uma tristeza. No entanto, não é sobre isso que o texto se trata, não é sobre a falta de comportamento de uma verdadeira conversão que estou tentando escrever. O que tô tentando falar é que SIM, Deus ama você, o desejo Dele é que é você se aproxime do Reino Dele, que a salvação é concedida de maneira gratuita, que somente por meio de Cristo é possível encontrar salvação, que você é salvo para uma nova vida, e por fim, você é salvo para a vida eterna.

Mas, péra lá, como assim? Pois é! Deus te ama porque um belo dia a misericórdia Dele foi tamanha a ponto de fazer cumprir as profecias aonde chegaria o momento em que o Salvador morreria numa cruz em favor de você! Alguns podem dizer que isso é besteira, que Jesus era um bobo ou talvez uma lenda. Se isso tudo for verdade então o profeta Isaías, em seu relato no capítulo 53 versículos 4 e 5, predito 500 anos antes da encarnação do Filho de Deus na pessoa de Jesus, é uma falácia também. Olhe o que diz o profeta disse:

Certamente, Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Meu amigo, o meu e o seu destino seria a morte eterna. O meu e o seu destino seria o inferno se não fosse esse último golpe de misericórdia dado por Deus mediante o sacrifício de Cristo! Todo dia nós recebemos uma quantidade inimaginável de misericórdia e oportunidade em seguir a Deus. O profeta Jeremias, ao retornar a Judá (sua terra natal) após o exílio babilônico, contempla a capital, Jerusalém, totalmente destruída. Em um completo estado de tristeza ele percebe que aquela destruição nada mais era do que o que o seu país estava merecendo por desrespeitar e desobedecer a Deus. Diante desse estado em reconhecer o seu próprio pecado e do povo ele escreve no livro de Lamentações capítulo 3 versículos 22 e 23, assim:

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.’
Jeremias entendeu que a destruição da sua nação foi consequência do pecado, mas o fato de ainda estarem vivos, mesmo vivendo em cativeiro numa terra distante era mais do que a prova da mão de Deus cuidando e cultivando dentro de cada um daqueles que foram levados como prisioneiros, um caráter de verdadeiro servo, de um povo escolhido pelo próprio Deus.

O desejo de Deus é que você se aproxime Dele, porque como é possível encontrar salvação sem estar próximo de quem salva? Como é possível ser medicado sem ir ao encontro de quem tem o remédio que proporciona a cura? Como é possível aprender algo se não tem quem ensine? É justamente isso que Deus está querendo dizer, que para você descobrir esse AMOR, para você descobrir qual a vontade Dele em sua vida e obter a salvação é necessário aproximar-se Dele e deixar que Ele faça parte.

Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim. Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro. Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.’ – Isaías 45:21-24

[...]
Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.’ – Romanos 3:21-26

Mas aí você deve me questionar que enquanto eu te digo que Cristo é a verdadeira salvação, outro vai ao teu ouvido e diz que precisa disso e daquilo. Sinceramente, eu creio que se o evangelho da salvação não estiver fundamentado em Cristo, por meio do seu ministério sacrifício e ressureição, pode ter certeza que é falácia e deturpação. Olha só o que o apóstolo Paulo diz no livro de Efésios capítulo 2 versículos 4 a 9:

Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.’

João também dá prova de que Cristo é o caminho:

Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna. Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.’ – João 3:14-18

Não se preocupe com as atitudes e obras, pois elas são consequência e não o objetivo! Tiago, meio irmão de Cristo, escreveu em seu evangelho no capítulo 2 versículo 18 que a fé é seguida de obras e não o contrário. Isso significa que as obras do crente são resultado da salvação e não um meio para alcançar a salvação. As obras servem para testificar a transformação de vida e salvação de alguém, encorajar outros a buscar uma vida correta aos olhos de Deus.

Outro ponto que observo é que têm muita gente dizendo por aí existir várias formas de salvação. Bem, eu mais uma vez digo que só conheço uma forma para obter salvação e ela está em Cristo. E para perceber que você está sendo salvo, basta observar se o reconhecimento dos pecados é uma atitude constante, se esses pecados são confessados a Deus e se você permite que ser tratado pelo Altíssimo para entrar em Sua presença todo dia. Meu amigo, você não é salvo para se livrar do inferno, você não é salvo para fazer parte de uma igreja, você não é salvo apenas para fazer o bem por aí. Não! Você é salvo para proclamar as virtudes do Reino de Deus, você é salvo para serviço cristão. Você é salvo para louvar a Deus pelas bênçãos que Ele te concede diariamente

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Como diz a Escritura: "Todo o que nele confia jamais será envergonhado.Romanos 10:9-11

Meu amigo, você é salvo para proclamar a liberdade e a nova vida que Deus concede aos que são Seus. Nós somos salvos para desfrutar uma vida livre de pecado, e mesmo que caiamos não ficaremos no chão porque é nossa tendência pecar, mas levantamos e prosseguimos porque Deus sustenta! Nós somos salvos para falar das verdades de Deus a quem precisa, e não se incomode de ser chamado de atrevido, presunçoso ou tolo. Não se prive de falar do Reino de Deus, pois isso te será cobrado.

Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.’ – Ezequiel 3:18

Por fim, você é salvo para desfrutar de uma nova vida (João 10:10). Você é salvo para ser quem você deveria ser e não olhar parar trás, contagiar a outros e encorajá-los a receber o maior presente que um ser humano pode pensar em ter (II Coríntios 5:17). Você é salvo para constatar que antes estava morto e que agora vive sem ter medo do amanhã, você é salvo para superabundar a alegria de Deus mesmo que estiver em tribulação (Efésios 2:1). Você é salvo para testemunhar do Reino Espiritual de Deus, você é salvo para testificar que Cristo é o Filho de Deus por meio de sua vida atitudes condutas e pensamentos.

E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.’ – I João 5:11-13

Se você entendeu o que escrevi até aqui, dobra teus joelhos onde tu estiver, ora a Deus, entrega tua vida a Ele, reconhece os teus pecados e se permita ser cuidado orientado somente por Ele. Não se empolgue com as inúmeras loucuras que são possíveis de serem ouvidas por aí, tenha sempre a Bíblia como sua regra de fé e prática de agora em diante. Leia-a como se fosse a última coisa que fosse ler na vida. No mais, persista, não vai ser fácil porque viver de acordo com o mundo não é preciso esforço, mas viver de acordo com o que a Bíblia diz, isso sim é um esforço. Amém!

Nenhum comentário: