terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Quando a força humana não tem poder

Eu não sei quantos de vocês já tiveram experiências espirituais em coisas simples do dia-a-dia, mas, de uma coisa eu sei que para perceber essas experiências é preciso sensibilidade e intimidade (ou a necessidade de uma intimidade) com Deus. Foi numa situação assim que no meu último dia de trabalho no emprego em que estava, algo aparentemente banal me surpreendeu e encheu o peito de esperança e força para o ano que se iniciaria logo mais em algumas horas.

Eu estava na entrada da loja onde trabalhava, localizada dentro de um dos shoppings mais movimentados e caros de São Luís, quando sem mais nem menos um senhor, que deveria ter uns 45 anos, de olhar amigável, porém de roupas rústicas e pele enrugada e calejada pelo tempo, se aproxima e diz para mim: “O Senhor é contigo nos teus planos e desejos do teu coração, e isto está no Salmo 37 versículo 4 e 5. E a tua promessa irá se cumprir tal como está no Salmo 139. Creia apenas!”. Depois de falar isso, ele saiu andando e sorrindo e desapareceu no meio daquele tanto de gente que ziguezagueava naquele fim de tarde de segunda-feira (31 de dezembro de 2012).

Qualquer outra pessoa torceria o lábio e pensaria que aquele era mais um fanático que fica distribuindo, sem nexo algum, trechos bíblicos para pessoas aleatoriamente escolhidas... bem, e mesmo que essa situação em especial tenha sido assim, com um pouco de sensibilidade espiritual dava pra perceber que não se tratava de um fanático e tampouco de uma escolha aleatória, porque aquele mesmo senhor não parou em nenhuma outra loja, ele veio direto ao meu encontro depois foi embora sem esperar uma palavra de resposta (fosse boa ou não).

Mas, vamos adentrar mais ainda no contexto. O Salmo 37, versículos 4 e 5, dize o seguinte:
“Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e Ele tudo fará.”

Ultimamente eu tenho enfrentado duras lutas no que diz respeito às minhas realizações e desejos humanos, porém que se confrontam com aquilo que já foi estabelecido desde antes dos meus dias de vida existirem para o Reino de Deus e a Sua obra que será consumada através da minha vida. Eu não sei quantos de vocês erram em coisas que poderiam ser evitadas, porque eu erro demais e nem por isso percebo o Senhor desistindo de mim e daquilo que Ele quer fazer por e através de mim. Eu não sei onde vão dar esses planos, mas quero fazer parte deles de alguma forma.

A outra passagem bíblica compartilhada por aquele senhor anônimo está em Salmo 139, que por ser muito extenso resolvi retirar alguns versículos chaves.
"Senhor, tu me sondas, e me conheces.
Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.
Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão.
Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir.
Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?
[...]
nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.
[...]
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos;
vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno." - vs. 1-7; 12-16; 23 e 24

O Salmo 139 em exclusivo, assim como o 37, foi escrito pelo Rei Davi, e tem como características o fato de deixar evidente os atributos maravilhosos de Deus: o seu conhecimento de todas as coisas (vs. 1-6), sua presença em toda parte (vs. 7-12), seu poder ao formar o homem (vs. 13-18), sua santidade, que destrói os ímpios e perscruta o coração daqueles que o temem (vs. 19-24) – ênfase acrescentada retirada da Bíblia Anotada e expandida – Sociedade Bíblica do Brasil e Editora Mundo Cristão.

Então, aquele senhor que apareceu pra mim definitivamente não falou aleatoriamente, mesmo que inimagináveis outras pessoas estivessem naquele mesmo local com as mesmas lutas e questionamentos internos que eu, mas foi a mim que ele veio e não mais procurou por outra para soltar outro verbete de efeito. Foi a mim a mensagem de continuar esperando, pois ainda não é o tempo de colher o que o meu coração tanto pede e anseia (para entender esse contexto leia esse outro texto clicando aqui). O tempo agora é de fazer a vontade do Senhor e nada mais lógico do que essa palavra vir a mim às vésperas de um ano novo que iria se iniciar horas mais tarde.

Onde quero chegar com isso tudo? O mesmo que o meu Senhor e Redentor disse para os seus discípulos e os demais que o seguiam:
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.” - Marcos 12:30

O ano de 2013 vem para mim como um desafio de amor e fé para depois poder ver, pela fé, o desejo do meu coração consumado. O tempo agora é de lutar por quem se perde e afunda cada vez mais nas mentiras do inimigo, o tempo agora é de dar todas as minhas forças e gastar toda a minha juventude em socorrer a alma daqueles que por engano desse século maldito, morrem e perdem a fé. O tempo agora é de dedicar o melhor dos meus dias para o serviço santo e irrepreensível que é estar à inteira disposição de Cristo.

Nenhum comentário: